PROCESSO DE FABRICAÇÃO

COLHEITA

A matéria-prima utilizada para produzir a Cachaça Limeira são variedades tradicionais de cana-de- açúcar regional. Utilizamos variedades com maturação precoce, média e tardia.
A colheita tem início em maio e produz até dezembro. A cana somente é colhida quando atinge o mais alto nível de açúcar. Todo processo de colheita é manual, sem queima de talos e a cana é transportada no mesmo dia para a moagem.


RECEPÇÃO E MOAGEM

A cana ao chegar na recepção é prensada através de moendas para extrair o suco (garapa). Após a moagem, a garapa passa por um processo de filtragem e decantação para extrair quaisquer fragmentos de cana e impurezas. Uma vez filtrada e decantada, a garapa é levada diretamente para as dornas de fermentação.


FERMENTAÇÃO

A fermentação é a fase mais importante no processo de produção da cachaça. O caldo passa por fermentação natural, utilizando leveduras naturais da própria cana-de-açúcar, sem qualquer adição de produtos químicos e necessita de cerca de 24 horas para que ocorra transformações químicas necessárias, onde o açúcar é transformado em álcool.


DESTILAÇÃO

Após a fermentação, o vinho é levado ao processo de destilação em alambiques de cobre. O destilado então é separado em 3 partes: Coração, a parte nobre, é a única fração utilizada na Cachaça Limeira. As outras partes chamadas de cabeça e cauda são descartadas.


ENVELHECIMENTO

Ao final de cada ciclo do processo de destilação, amostras da parte nobre do destilado (o coração) é levada para rigorosa analise. Essa pratica garante que o produto final possua as características marcantes e únicas da Cachaça Limeira. Uma vez certificada pelo laboratório, a cachaça segue diretamente para os tonéis de madeira, onde será envelhecida. O envelhecimento ocorre normalmente por um período de 1 a 4 anos em tonéis de Carvalho, Amendoim, Jequitibá ou Óleo Balsamo. Através do envelhecimento a cachaça adquiri cor, sabor e aroma característicos da madeira utilizada no seu envelhecimento.


CONTROLE DE QUALIDADE

O controle de qualidade garante uma bebida de alto padrão e livre de quaisquer impurezas. A Cachaça Limeira possui profissionais altamente treinados, que garantem o controle de todo o processo de produção, possuindo inclusive laboratório de análises “in loco” para testes físico-químicos de todos os lotes, e também da água utilizada no processo de produção da cachaça.


SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade da cachaça está associada ao desenvolvimento de alternativas econômicas para os rejeitos gerados em todo o processo. O processo de produção da Cachaça Limeira associa a harmonia com o meio ambiente com soluções viáveis economicamente para a eliminação dos rejeitos gerados durante o processo. Praticas ecologicamente corretas são adotadas pelo processo de produção da Cachaça Limeira, minimizando os custos de produção e os danos ambientais causados em situações onde os resíduos não são devidamente aproveitados e controlados.
O bagaço é atualmente uma fonte de redução de custos, é utilizado na unidade fabril como fonte de energia sendo o combustível utilizado na caldeira. Parte dele ainda é aproveitado para a fabricação de assoalhos (camas) para os animais e o restante, após passar por beneficiamento, é também utilizado como ração. Outro resíduo que está sendo aproveitado na alimentação animal é a ponta da cana, utilizado para a produção de silagem.
A vinhaça ou vinhoto é um composto poluente gerado em grande quantidade após a destilação. Após passar por um tratamento para reduzir a acidez, é usado na lavoura como fertilizante e restaurador da fertilidade do solo. A água utilizada para o processo de limpeza passa por filtros e tratamento adequado, em seguida é utilizada na irrigação dos jardins da Fazenda.


     

VERIFICAÇÃO DE IDADE
Age Verification

Ao clicar em entrar, certifico que tenho mais de 18 anos e cumprirei a declaração acima.

By clicking enter, I certify that I am over the age of 18 and will comply with the above statement.